O projeto
por nós desenvolvido nas turmas de 5° ano sobre Pop Arte faz parte da Grade
Curricular na disciplina de Arte, que contempla os conteúdos de pintura, as cores
e suas dimensões, desenhos diversos e música entre outros. O que não presente
no currículo é o uso das tecnologias digitais que hoje são ferramentas de apoio
pedagógico e já se tornam parte do plano de aula dos educadores uma vez que a
escola dispõe de laboratório com uso da internet, mas certamente quando houver
a revisão curricular estes instrumentos pedagógicos serão incorporados com o
seu real valor.
Quando
planejamos, executamos uma aula bem dinâmica, significativa e participativa,
certamente os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais já estão
inseridos porque na medida em que os alunos aprendem a ter atitudes de valores
em relação a qualquer informação recebida essas atitudes permeiam todas as
ações educativas que desrespeito a conviver com os outros respeitando os
valores de cada um.
Quando o
aluno constrói seu conhecimento com o auxílio do professor, ou melhor, aprende
a fazer algo que ele não sabia, com uma autonomia que antes não tinha já se
configura como conteúdo atitudinal. Para a construção ativa da capacidade
intelectual do educando instigada pelos educadores através de fatos, conteúdos ou
desafios propostos levando-os a aprender e conhecer já estão contemplados e
desenvolvidos os conteúdos procedimentais. Na aula de Pop Arte os conceitos
acima citados foram todos desenvolvidos satisfatoriamente pelos educando.
Todo é
qualquer conteúdo que é bem planejado, bem desenvolvido, bem articulado com um
bom resultado na aprendizagem fazem parte do currículo uma vez que todos os
afazeres pedagógicos da escola são realizados para enriquecer, melhorar e
contemplar o processo ensino aprendizagem.
Enfatizamos,
no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no
contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a
escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e
globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do
processo educacional. (GUIA DO CURSISTA, 2010, p. 158).
Dentro
deste contexto às vezes é preciso fazer adaptações de conteúdos e ferramentas
que nem sempre estão inseridos no currículo, mas que são necessários ensinar,
no caso as tecnologias que utilizamos no projeto como apoio pedagógico, os
alunos usaram a internet para pesquisar, ler e construir historinha em
quadrinho com uso do HAGAQUÊ, isto foi ótimo eles foram construtores de sua
aprendizagem, currículo são todas as ações, procedimentos, trabalhos, parcerias
e conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário