"A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental." DEMO, 2008.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Atividade_3_5_Conceito_currículo_e_o_processo_de_integração_de_tecnologias_ ao _currículo.


O projeto por nós desenvolvido nas turmas de 5° ano sobre Pop Arte faz parte da Grade Curricular na disciplina de Arte, que contempla os conteúdos de pintura, as cores e suas dimensões, desenhos diversos e música entre outros. O que não presente no currículo é o uso das tecnologias digitais que hoje são ferramentas de apoio pedagógico e já se tornam parte do plano de aula dos educadores uma vez que a escola dispõe de laboratório com uso da internet, mas certamente quando houver a revisão curricular estes instrumentos pedagógicos serão incorporados com o seu real valor.
Quando planejamos, executamos uma aula bem dinâmica, significativa e participativa, certamente os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais já estão inseridos porque na medida em que os alunos aprendem a ter atitudes de valores em relação a qualquer informação recebida essas atitudes permeiam todas as ações educativas que desrespeito a conviver com os outros respeitando os valores de cada um.
Quando o aluno constrói seu conhecimento com o auxílio do professor, ou melhor, aprende a fazer algo que ele não sabia, com uma autonomia que antes não tinha já se configura como conteúdo atitudinal. Para a construção ativa da capacidade intelectual do educando instigada pelos educadores através de fatos, conteúdos ou desafios propostos levando-os a aprender e conhecer já estão contemplados e desenvolvidos os conteúdos procedimentais. Na aula de Pop Arte os conceitos acima citados foram todos desenvolvidos satisfatoriamente pelos educando.
Todo é qualquer conteúdo que é bem planejado, bem desenvolvido, bem articulado com um bom resultado na aprendizagem fazem parte do currículo uma vez que todos os afazeres pedagógicos da escola são realizados para enriquecer, melhorar e contemplar o processo ensino aprendizagem.

Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. (GUIA DO CURSISTA, 2010, p. 158).

Dentro deste contexto às vezes é preciso fazer adaptações de conteúdos e ferramentas que nem sempre estão inseridos no currículo, mas que são necessários ensinar, no caso as tecnologias que utilizamos no projeto como apoio pedagógico, os alunos usaram a internet para pesquisar, ler e construir historinha em quadrinho com uso do HAGAQUÊ, isto foi ótimo eles foram construtores de sua aprendizagem, currículo são todas as ações, procedimentos, trabalhos, parcerias e conteúdos.

Nenhum comentário: