Ao ler o
trabalho de Silvio Pereira Costa, especialmente a parte que trata da pesquisa
de campo, compreendo que o panorama do uso das mídias nas escolas não muda
muito de região para região. Ao acompanhar o trabalho pedagógico de algumas
Escolas Estaduais no norte do Tocantins pude perceber que a realidade é bem
parecida com a descrita pelo autor em seu texto.
Nossas escolas
no geral não tem problema com falta de recursos tecnológicos, mas como diz o
autor a simples presença desses equipamentos no ambiente escolar não garante a
sua utilização pedagógica e construtiva.
Na maioria
das vezes o recurso mais utilizado são os vídeos, algumas vezes de forma até
mesmo não planejada, só para passar o tempo. Mas, há também os casos em que os
recursos são utilizados de forma pedagogicamente correta.
As aulas
no laboratório de informática tem se mostrado bastante produtivas já que as
professoras conseguem agregar valor midiático aos temas desenvolvidos em sala
de aula, através de pesquisas na internet, desenvolvimento de atividades, jogos
educativos, análise e comentários de documentários assistidos na web.
Um dos
pontos marcantes na vida da nossa escola foi a implementação do curso:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC, pois o mesmo
possibilitou aos nossos educadores um despertar para o uso das tecnologias da
educação, já é perceptível a mudança de hábitos com relação às tecnologias,
tanto no que diz respeito às habilidades tecnológicas como o próprio uso
pedagógico desses recursos com mais frequência.
Não há
dúvidas que as mudanças finalmente estão começando a chegar na escola, mudanças
de mentalidade, de comportamento e de atitudes com relação ao uso das TIC’s em
sala de aula e tenho a plena convicção que quem mais ganha com isso tudo é o
nosso aluno, poderá enfim, ver na escola um espaço interessante, moderno e ‘antenado’
com as perspectivas atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário