"A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental." DEMO, 2008.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

4_3_Analisando_o_panorama_do_uso_das_mídias_em_nossas_escolas



Ao ler o trabalho de Silvio Pereira Costa, especialmente a parte que trata da pesquisa de campo, compreendo que o panorama do uso das mídias nas escolas não muda muito de região para região. Ao acompanhar o trabalho pedagógico de algumas Escolas Estaduais no norte do Tocantins pude perceber que a realidade é bem parecida com a descrita pelo autor em seu texto.
Nossas escolas no geral não tem problema com falta de recursos tecnológicos, mas como diz o autor a simples presença desses equipamentos no ambiente escolar não garante a sua utilização pedagógica e construtiva.
Na maioria das vezes o recurso mais utilizado são os vídeos, algumas vezes de forma até mesmo não planejada, só para passar o tempo. Mas, há também os casos em que os recursos são utilizados de forma pedagogicamente correta.
As aulas no laboratório de informática tem se mostrado bastante produtivas já que as professoras conseguem agregar valor midiático aos temas desenvolvidos em sala de aula, através de pesquisas na internet, desenvolvimento de atividades, jogos educativos, análise e comentários de documentários assistidos na web.
Um dos pontos marcantes na vida da nossa escola foi a implementação do curso: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC, pois o mesmo possibilitou aos nossos educadores um despertar para o uso das tecnologias da educação, já é perceptível a mudança de hábitos com relação às tecnologias, tanto no que diz respeito às habilidades tecnológicas como o próprio uso pedagógico desses recursos com mais frequência.
Não há dúvidas que as mudanças finalmente estão começando a chegar na escola, mudanças de mentalidade, de comportamento e de atitudes com relação ao uso das TIC’s em sala de aula e tenho a plena convicção que quem mais ganha com isso tudo é o nosso aluno, poderá enfim, ver na escola um espaço interessante, moderno e ‘antenado’ com as perspectivas atuais.

Como é a transformação feita em uma modelo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atividade 4.5 - Relato Multimídia do Projeto Pedagógico

Atividade_4_2_repositórios_educacionais_de_material_multimídia

Ao visitar o site Portal do Professor, o site da TV Escola e o site do Domínio Público pude visualizar uma gama de recursos multimídia que podem ser utilizados pelos educadores. Destaco aqui a grande quantidade de material contida no Portal do Professor, pois, ao refinar a busca, mesmo sendo o mais específico possível surgem como resultados inúmeros produtos, frutos dessa busca.

Destaco ainda, que ao navegar pelo Portal do professor nas aulas de ciências do ensino fundamental, encontrei uma série de vídeos interessantes que tratam da origem de alguns objetos industrializados, abaixo segue o link que mostra a origem do plástico, um material muito usado no nosso cotidiano mas que muitos não sabem de que ele é produzido.

Outro material importante que eu localizei nas minhas buscas foi um vídeo que fala da produção em quadrinho de algumas obras literárias de renome internacional, o documento mostra quem são as pessoas que criam essas histórias em quadrinhos e como elas fazem para produzi-las.

Essa experiência de navegar por ambientes que hospedam conteúdo educacional foi muito importante, pois, eu pude visualizar a gama de possibilidade que o professor tem de inovar no seu trabalho pedagógico usando esses recursos. Parabenizo a organização do nosso curso por nos dar ricas oportunidades como esta.

Portal do Professor

TV Escola

Domínio Público


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Unidade_4_ativi1_reflexões_Railon

Ao assistir aos vídeos indicados no material impresso do curso, pude experimentar várias sensações interessantes, principalmente em se tratando dos materiais utilizados para a criação desses objetos multimídias.

Compreendi que para se fazer um trabalho de qualidade e originalidade com multimídia não é necessário possuir recursos avançados, nem ter ao alcance ferramentas profissionais de produção e edição de áudio e vídeo, de forma que com um pouco de criatividade você pode construir materiais interessantes que venham de encontro com a necessidade pedagógica que existir.

Mystery Guitar Man, Takagi Masakatsu e Lucas Ciavatta, são exemplos de artistas que utilizando poucos recursos tecnológicos conseguem com sua arte criar objetos multimídias extremamente interessantes. O professor Lucas com o vídeo “O passo” nos dá uma lição de simplicidade e perfeição, já que ao produzir o espetáculo só são utilizados os próprios corpos dos artistas e assim o resultado surpreende pela originalidade e perfeição.