"A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental." DEMO, 2008.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O QUE É SER PROFESSOR HOJE? QUEM SOU EU NESSE CONTEXTO?



Para responder a esta pergunta sobre o que é ser professor, recorro à Educação da Grécia Antiga onde o pedagogo - paidós (criança) e agogé (condução) - era o responsável pela condução do aluno de casa até o ambiente de aprendizagem. Por muito tempo o professor se tornou alguém que detinha o conhecimento e que por sua vez exercia uma certa dominação sobre os seus alunos em função da posse desse conhecimento.
Hoje ser professor é além de tudo ter a certeza que a cada dia precisa aprender mais um pouco, e que o processo educacional se constrói através de aprendizagens significativas para o aluno e também para o próprio educador.
A sociedade do conhecimento exige da escola e consequentemente dos professores, um trabalho mais voltado para a formação epistemológica do aluno, ou seja, não basta apenas que o mesmo aprenda um conceito ou uma regra, o mesmo deve aprender como usar de forma racional e intencional essa aprendizagem conceitual.
Não se deve esquecer também, o papel das tecnologias nesse novo cenário que se coloca ao professor, essa tecnologia deve ser utilizada pelo educador como uma aliada, melhorando o leque de possibilidades didáticas e também de aprendizagem para os alunos que cada vez mais se tornam usuários desses recursos.
Coloco-me, portanto, na condição de professor como o pedagogo da Grécia Antiga, ou seja, sou responsável pela condução do aluno, que fique claro, vou apenas conduzi-lo ao conhecimento não entregá-lo pronto ao aluno, que por sua vez deverá ir construindo com suas próprias habilidades e competências uma aprendizagem significativa.

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